quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dia Mundial do Comércio Justo



Neste próximo sábado, dia 9 de Maio, comemora-se o Dia Mundial do Comércio Justo. Para marcar a data a Alternativa - Associação para a Promoção do Comércio Justo em conjunto com a Livraria 100ª Página promove, em Braga, uma actividade dirigida a crianças e seus familiares: "A Corda dos Doze Nós".
Link
"Esta actividade consiste em percorrer o caminho (corda) entre a Livraria 100ª Página e a Loja do Mundo, à procura de detalhes que habitualmente não vemos ou aos quais não damos importância, mas que deverão ser ordenados numa corda imaginária de doze nós, doze fotografias. Cada fotografia é um detalhe da cidade e corresponde a um elo da corda numa determinada posição. Os participantes podem começar/acabar na Loja do Mundo ou na 100ª Página, e terão sempre um prémio de participação (café e biscoitos justos) ou um prémio de mérito se conseguirem identificar correctamente os elos desta corda imaginária, que tem toda uma analogia com o Comércio Justo e os vários aspectos (in)visíveis e (in)justos do comércio convencional.

Informações úteis:
1. Ponto de partida/chegada: Livraria 100ª Página (Av. Central, 118-120) ou Loja do Mundo (Rua D. Diogo de Sousa, 119)
2. Duração: qualquer hora entre as 10h e as 19h do dia 9 Maio 2009
3. Destinatários: crianças e seus familiares/amigos
4. Os participantes devem levantar, na Loja do Mundo ou na 100ª Página, uma folha com as 12 fotografias impressas e um folheto informativo sobre o Comércio Justo.
5. Desafio: percorrer o caminho Loja do Mundo-100ª Página ou 100ª Página-Loja do Mundo, procurando ordenar sequencialmente as fotografias/detalhes na Corda dos Doze Nós.
6. No final, devem entregar a folha com a identificação e um número de contacto. Haverá um prémio para o(s) participantes que identificarem os nós da corda na sequência correcta. Os premiados serão contactados mais tarde.
7. Pausa Justa: será oferecido a todos os participantes um café e biscoitos do Comércio Justo, à semelhança do que ocorre em centenas de outros países que comemoram o DMCJ
."
Fonte: alternativa-voluntarios@googlegroups.com
Sandra Sousa
Loja de Comércio Justo de Braga
http://alternativa.comercio-justo.org
http://equacao.comercio-justo.org

Sem comentários:

Enviar um comentário