quarta-feira, 8 de julho de 2009

"Astronomia na Cidade"

Já nos próximos dias 9, 10 e 11 de Julho, decorrerá no Porto a iniciativa "Astronomia na Cidade" direccionada a todas as idades e a toda a família.
A iniciativa, desenvolvida pela C. M. do Porto, através da Fundação Porto Social, juntamente com o Centro de Astrofísica da UP, a Fundação Ciência e Desenvolvimento e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, insere-se no programa das comemorações dos 400 anos das observações de Galileu Galilei e junta-se às comemorações do Ano Internacional da Astronomia. E, como vem referenciado na agenda do sítio da C. M.do Porto, "será uma oportunidade de imaginar o que sentiu Galileu ao observar as fases de Vénus, a superfície irregular da Lua, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as manchas do Sol, a multitude de estrelas da nossa galáxia."
A iniciativa conta com sessões demonstrativas, observações, oficinas de artes plásticas, exposições, animação de rua, leitura de conto, visualização de filme, palestras, entre outras actividades. De notar apenas que no dia 11 de Julho, o transporte até ao Planetário requer inscrição prévia. Aqui fica o programa, retirado do sítio da C. M. P.:

Datas: 9 e 10 de Julho
Horário: das 12h00 às 19h00
LocaL: Praça da Trindade, em frente à Estação de Metro
Actividades: sessões demonstrativas no planetário portátil; observações do sol com telescópio; oficina de construção de relógios de Sol; exposição de imagens astronómicas; animação de rua com encenações alusivas ao tema.

Data: 11 de Julho
Horário: das 14h00 às 19h00
Locais: Jardins do Palácio e Planetário
Actividades: uma aventura pelo Sistema Solar, modelo do Sistema Solar com oficinas/demonstrações em cada um dos planetas (no final, o visitante observará o Sol com telescópio apropriado); observação do sol através de um telescópio; a hora do conto: leitura animada do conto "A que sabe a lua?" de Michael Grejniec; filme e debate/conversa com astrónomos (profissionais e amadores); consulta e venda de livros sobre o tema; sessão no Planetário (às 17h) com transporte (ida e volta) assegurado em autocarro (inscrições prévias).

Fonte: Planetário do Porto (blog) e Câmara Municipal do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário