quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Gerir o tempo a brincar

Uma das mais problemáticas questões logísticas em casa é a gestão do tempo. Como passo o dia-a-dia sozinha com a minha filha, por vezes é difícil coordenar todas as tarefas diárias, principalmente durante a semana. O problema maior surge sempre ao acordar, mas mesmo o final do dia passou a ser desanimador para ambas, com a chegada da escola. Isto acontece porque parecer não haver tempo para fazer nada, num horário escolar que ocupa quase 10 horas diárias, na maior parte dos dias. Até a hora de deitar, que sempre constituiu o momento sagrado do dia, e o mais aprazível, começou a tornar-se desagradável, porque era encurtado pela pressa de rentabilizar as horas de sono.
A discussão acerca do número de horas que as crianças passam na escola é um assunto demasiado extenso e importante para tratá-lo e resolvê-lo aqui, mas creio que é possível pelo menos remediar alguns dos efeitos. Assim, este ano decidi tornar a gestão do tempo uma prioridade e, para isso, despendi algumas horas a tentar encontrar uma forma para poder cumprir os horários escolares e de trabalho e para chegar à hora de deitar com tempo para apreciar com a minha filha uma história, com calma, e para partilhar com ela os momentos importantes do dia.
Há uma certa unanimidade no senso comum relativamente à necessidade de determinar um tempo para as nossas tarefas do dia-a-dia. Uma técnica em especial de gestão de tempo ganhou até patente: a técnica do pomodoro. No início deste ano lectivo, depois de ter ganho experiência com o ano lectivo anterior,  elaborei uma lista de tarefas para a manhã e para a tarde, onde juntei o tempo para as acabar. A lista incluía coisas como jantar, fazer os trabalhos de casa, tomar banho e preparar a mochila e a roupa para o dia seguinte. A lista foi impressa e colocada em lugar visível para ser vista todas as manhãs e tardes. A lista funcionou por um tempo: ajudou a criar uma rotina que, com avançar das semanas, passou a ser interiorizada. 
Acontece que, em crianças pequenas, a autonomia para verificar constantemente o tempo das tarefas não é muita pelo que, como bem sugere a técnica do pomodoro, é útil um alarme que lembre que o tempo para uma tarefa já está terminado. Um relógio de cozinha ou um cronómetro produzem um bom resultado, mas há um aplicativo específico para iPhone e iPad que me parece muito útil para isto: o 30/30, desenvolvido pelBinary Hammer LLCO que o 30/30 tem de especial é que ele pode programar a lista de tarefas com o tempo determinado para cada uma delas. A lista vai funcionando como um cronómetro onde cada tarefa vai sendo cronometrada para, uma vez finalizado o tempo, passar imediatamente à tarefa seguinte. À utilidade do aplicativo junta-se um conjunto de cores, imagens e sons que vão avisando quando o tempo para uma tarefa se esgotou
A ideia pode parecer stressante mas posso garantir, por experiência própria, que ela acaba por tornar-se um jogo divertido, permitindo uma rotinização das tarefas diárias que, de outra forma, roubariam tempo a tarefas mais aprazíveis como ler uma história antes de dormir.
O aplicativo está disponível gratuitamente na loja do iTunes ou na sua página oficialDêem uma olhada no vídeo abaixo com dicas de como usar o 30/30. Esperemos que ele se estenda ao sistema Android. Em último recurso, um cronómetro com som ou um simples relógio de cozinha podem produzir o mesmo resultado. 
Bom resto de semana! 

Sem comentários:

Enviar um comentário