Tenho aproveitado os últimos fins-de-semana para ajudar a minha filha a aprender a andar de bicicleta. Para quem sabe andar de bicicleta e aprendeu praticamente sozinho, a tarefa de ensinar algo que parece uma habilidade instintiva e simples, acaba por revelar-se extremamente difícil.
Por curiosidade, fui pesquisar sugestões para ensinar crianças a andar de bicicleta e encontrei alguns sites bastante úteis. No sítio da International Bicycle Fund encontrei uma lista com passos alternativos à abordagem tradicional. Deixo-os aqui:
Fase um: o equilíbrio.
1º - Escolher a bicicleta adequada à altura da criança. Parece algo básico, mas é importante que o selim permita à criança tocar com os pés no chão de forma a dar-lhe segurança e estabilidade. Adapte o selim e o guiador se for necessário. Pode ser útil também, para a primeira fase da aprendizagem, remover os pedais.
2º- Procurar um terreno ligeiramente inclinado, de preferência relvado e livre de carros ou outros veículos. O relvado evita que a criança se magoe e a inclinação dá-lhe mais autonomia, uma vez dá o impulso necessário para começar.
3º- Escolher o equipamento de protecção: o capacete adequado, as joelheiras, as cotoveleiras e as luvas (opcionais). É também útil usar camisolas de mangas compridas e calças compridas, para evitar arranhões. Pessoalmente, considero indispensáveis os calções almofadados, específicos para andar de bicicleta.
4º- Ajude a criança a subir para o selim da bicicleta, amparando-a e certificando-se que ela consegue chegar com os pés ao chão. Uma vez a criança em cima da bicicleta, deixe a bicicleta e deixe a criança descer o terreno inclinado sozinha, para ganhar equilíbrio.
Faça deste momento um jogo: conte os segundos que a criança consegue equilibrar-se sem os pés no chão. Valorize o comprimento que ela andou sem pés. Encorage-a e elogie cada progresso. Persista e repita este processo até a criança se sentir confiante sem os pés a ajudar.
Fase dois: pedalar.
5º- Coloque os pedais na bicicleta, caso os tenha retirado. Incentive a criança para que coloque os pés nos pedais enquanto a bicicleta desde o terreno ligeiramente inclinado. Primeiro um pé, depois os dois.
6º- Quando ela estiver mais confiante com os pedais, suba ligeiramente o selim, de forma a adaptá-lo ao comprimento das pernas.
Fase três: andar em linha recta.
7º- Vá para um sítio plano, ajude acriança a subir para a bicicleta e incentive-a a pedalar seguindo uma linha recta. Ajuste o pedal de forma a que, com um pé, consiga ganhar um pouco de balanço e estabilidade para, depois então, poder pôr o segundo pé no outro pedal.
8º- Incentive a criança a olhar em frente e seguir a linha recta. Insista neste passo, principalmente a parte dos pedais.
9º- Ensine-a a travar com ambos os travões ao mesmo tempo. O uso de apenas um travão pode ser perigoso.
Fase quatro: virar.
10º- Ensine a criança a reduzir a velocidade antes de virar o volante e a olhar em frente para a estrada ou passeio. À medida que a criança ganha autonomia, aumenta a velocidade.
Fase cinco: a estrada.
11º- À medida que ganha destreza na bicicleta, é importante ensinar à criança os sinais de trânsito. Ensine-a que há sinais de trânsito que têm de ser respeitados enquanto conduz um veículo (ainda que não motorizado). Ensine-a como proceder em rotundas, como sinalizar quando vai virar.
Fase seis: passeio de bicicleta.
12º- Crie oportunidades para passeios de bicicleta: um piquenique, uma ida à praia, acampar, ir a uma gelataria, convidar um amiguinho, etc.
Alguns conselhos extra:
a) Deixe a criança habituar-se à bicicleta antes de insistir na aprendizagem.
b) As rodas laterais são úteis e ajudam a que a criança se familiarize com a bicicleta, mas não use apenas uma roda lateral de treino. Segundo o IBF não ajuda a criar equilíbrio e é mau para a postura.
c) Se usar o método de agarrar o selim para ajudar a criança a aprender a andar de bicicleta, não a engane dizendo que está a segurar ou vai segurar quando não o faz. Se ela cair, pode prejudicar a sua confiança. Certifique-se de que a criança está estável antes de largar o selim e avise-a quando isso acontecer. Este vídeo dá-nos uma alternativa ao tradicional método de agarrar o selim: em vez de segurar o selim, usamos um lençol para segurar a criança.
d) Explique à sua criança que cair é normal e faz parte do processo. Incentive-a, elogie os seus pequenos progressos e mostre entusiasmo. Seja paciente.
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